sábado, 20 de agosto de 2011

Mahavira e o Jainismo

Mahavira é considerado como o homem que deu ao jainismo sua forma atual. Ele é, muitas vezes, ,chamado de "o fundador do jainismo".
Mahavira é o tirthankara mais recente (o último nesta era). Ele nasceu no nordeste da Índia, em 599 a.C., mas alguns estudiosos modernos preferem 540 aC, e recebu o nome de Vardhamana. Era um príncipe, o filho do rei Siddhartha e da Rainha Trishala, membros da casta kshatriya (guerreiros), e seguidores dos ensinamentos de Parshva.
O jainismo é uma Religião intermediária entre o Bramanisno e o Budismo, com origem na Índia entre os séculos 7 e 5 a.C. Seguem um jina, ou conquistador, que é um guia religioso que repudiou os interesses mundanos e alançou um grau supremo do conhecimento.
Os jinas, também são chamados tirthankaras, ensinam seus seguidores a libertarem-se do ciclo da reencarnação ao atingir as três jóias: conhecimento justo, fé correta e boa conduta, o que implica abandonar a violência, a cobiça, oartifício, manter-se castos e obedecer a uma série de votos.
As tirthankaras aparecem no mundo para ensinar o caminho para a moksha, ou libertação. Não se trata de uma encarnação do Deus, mas uma alma comum, que nasce como um ser humano e atinge os estados de um Tirthankar como resultado de práticas intensas de penitência, de serenidade e meditação. Como tal, o Tirthankar não é definido como um Avatar (deus-encarnado), mas é o puro estado final de desenvolvimento da alma.
O Jainismo ensina que o caminho para a libertação e felicidade é viver uma vida de inocência e renúncia. A sua essência é a preocupação pelo bem-estar de todos os seres do universo e para a saúde do próprio universo. Acreditam que os animais e plantas, assim como os seres humanos, contêm almas vivas e cada uma dessas almas é considerada de valor igual e deve ser tratada com respeito e compaixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário